Nesta última semana, o secretário de Cultura e Turismo de Itapira, Marcello Dragone Iamarino, anunciou que um projeto nomeado provisoriamente de ‘Maratona Cultural’ está sendo discutido com o Conselho de Cultura do município. O evento deverá ser realizado no dia 24 de maio e abrangerá diferentes manifestações culturais em diversos pontos da cidade.
De acordo com Iamarino, a empreitada tem como intuito suprir a ausência da Virada Cultural Paulista – cujo evento exige uma verba muito alta do município – e movimentar supermercados, bares, parques, praças e demais espaços da cidade com apresentações de dança, música, teatro, contação de história, poesia, fotografia, dentre outros. Todas as atividades devem ocorrer de forma coordenada, para que nenhum horário seja igual ao outro e os munícipes possam prestigiar todos eles. “Infelizmente não temos dinheiro para essa contrapartida tão alta e Itapira acaba ficando sem eventos como esse. Nossa intenção com essa maratona não é competir ou nos comparar com a Virada, mas sim oferecer apresentações de qualidade aos munícipes e dar oportunidade aos artistas locais”, salientou.
O secretário explicou que todo o esqueleto do projeto está sendo discutido em reuniões. Na tarde de ontem, os conselheiros e os representantes da pasta voltaram a se encontrar pra outras definições. Ele também lembrou que o principal intuito da ‘Maratona Cultural’ é dar visibilidade aos talentos locais e alavancar a cultura no município. Por esse motivo, neste primeiro momento não será possível pagar cachês aos participantes. “Meu intuito não é esse, mas sim valorizar a cultura em nosso município e também dar uma oportunidade para que os ótimos artistas que temos aqui possam mostrar seu trabalho”.
A data, ainda provisória, foi escolhida de modo proposital para fugir de eventos grandes no âmbito municipal e nacional, como a tradicional Festa de São Benedito, festas juninas e Copa do Mundo.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.